sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Sacristão


Há mil e uma maneiras de cozinhar um bom bacalhau, mas nesta casa o segredo está na água. Restaurante localizado em Campia, concelho de Vouzela, no sopé da Serra do Caramulo.
E o segredo está mesmo no que a serra nos dá, o proprietário além do restaurante tem uma mina onde a pureza da água corre de forma inesgotável, utilizando antiga cestaria de pão ali coloca o bacalhau a demolhar, e com a qualidade do produto, da água que corre sem parar e do tempo certo de demolha temos não mais uma forma de confeccionar o bacalhau, mas sim o garante da qualidade que se encontra nesta técnica de demolhar o mesmo.
Para a mesa veio uma bacalhau assado (posta alta) com acompanhamento de batatas à murro, bem regado com azeite de grande qualidade e alho qb (nada bate a comida caseira e os verdadeiros produtos da terra), bem acompanhado por um vinho regional.
Estamos perante uma casa familiar, que apresenta um serviço simpático e agradável para quem a visita, o proprietário está de parabéns por tudo aquilo que construiu a pulso, tive o prazer de o ter à nossa mesa.
Vale uma visita a este famoso restaurante da região, para dar um exemplo há bem pouco tempo só de serviço para fora foram assadas 300 postas.
E para terem a certeza de que este bacalhau é aqui confeccionado de forma, a que qualquer apreciador lhe tenha de dar uma nota muito positiva, o jantar foi feito na companhia de vários Sportinguista que numa tarde de Domingo se deslocaram a Aveiro a presenciar um empate da sua equipa.
Um agradecimento ao Chico Andrade pela companhia, recomendação e pelas informações sobre o restaurante.
Localização: Rua Igreja 50, 3670-066 CAMPIA (Vouzela)
Preço Médio: de 10 a 15 euros
Recomendação: para além do bacalhau podem pedir nacos de vitela (a qualidade é garantida)

Restaurante Rivas


Recentemente tive a oportunidade de visitar mais um Restaurante que confirma que é nos recantos mais inesperados que se encontram as grandes casas gastronómicas.
Veja de Tirados é um “Pueblo” perto de Salamanca, na estrada que liga a Vitigudino, e é aqui que se encontra o restaurante Rivas, a ideia de visitar o local partiu do Francisco Andrade, que já tinha visitado o mesmo, e na companhia do Victor Nascimento, fomos descobrir o que de bom ali se faz, e para mim não há nada melhor que uma boa companhia para um repasto de excelência.
E a excelência que vos quero transmitir é transversal a tudo o que este espaço nos proporciona. Fomos recebidos de forma cordial e simpática, e encaminhados para a nossa mesa (foi feita reserva, algo que aconselho fazer).
De entrada foram apresentados alguns pratos que não constavam na lista, como uma excelente sardinha confitada com salsa de tomate e queijo de cabra ralado, além deste prato de entrada optámos também por uma salada de perdiz em escabeche, pratos fantásticos e bem acompanhados por um azeite virgem extra com pão (uma verdadeira iguaria da comida mediterrânea.
O vinho que não pode faltar nesta degustação foi escolhido através das novas tecnologias, utilizando uma carta em IPAD, que faz uma apresentação fantástica de uma garrafeira muito bem recheada, optámos por um tinto da região Del Toro, um Gran Colegiata 2003 (com um preço de 27,00) que a ocasião merecia.
Como prato principal optei por um “Crujiente de cerdo ibérico sobre patatas chip y cebolla confitada” , um prato bem apresentado e com uma grande qualidade na sua confecção, se bem que o mesmo se torna um pouco pesado devido à salsa demasiado doce para o que o prato requeria, mas com nota muito positiva.

De sobremesa (que se torna para mim indispensável) optámos por repartir uma sopa de chocolate branco com toffe e frutos silvestres e um souflé de creme de amêndoa com gelado de baunilha e bolacha, ambas com nota 10.

No final uma nota de destaque para o café, português! E em Espanha foi provavelmente o local onde apreciei de forma positiva esta bebida de hábitos e excelência bem portuguesa, a acompanhar e como não pode deixar de ser em qualquer repasto em terras de “Nuestros Hermanos” um licor de hierbas.
O Rivas merece uma visita em breve e claro está em boa companhia.
Preço médio (com vinho): 35,00
Nota : é aconselhável fazer reserva