Ao contrário do meu amigo António Fantasia eu adoro peixe e confesso que numa guerra entre carne e peixe, em muitos casos, o último ganha claramente o desafio, especialmente se for no Verão. Se falarmos em marisco a pergunta nem se coloca, embora os preços que normalmente são praticados com este tipo de refeição, nos façam inclinar para outros petiscos.
Tudo isto vem a propósito de um restaurante que me foi dado a conhecer pela minha namorada, a Marisqueira Ribamar a primeira por sinal nesta simpática localidade muito perto da Ericeira, mais concretamente na Estrada Nacional que liga a simpática vila do Surf a Torres Vedras. Casa tipicamente familiar, passando dos pais para filhos e restante família e se formos lá mais do que uma vez (o que é o meu caso), tornamo-nos parte da mobília (sendo que neste caso não me importava de ser o aquário que alberga algumas lagostas maravilhosas!). O restaurante apesar de existir desde 1972, sofreu algumas obras recentes que lhe dão um ar moderno, suave e discreto. Mal abrimos a porta deparamo-nos à nossa direita com a montra do marisco. Há para todos os gostos, camarão, ameijoa, mexilhão, percebes, navalhas, búzio, ostras entre outras delícias gastronómicas, que além de poderem ser usufruídos ali, podemos também levar para casa. Do lado esquerdo temos o tal aquário com lagostas e sapateiras. Depois de inspecionado o local, dirigimo-nos para a sala de refeições. Espaço agradável, não muito grande mas com muita luz graças às suas janelas com vista para o mar. Se não lhe apetecer comer marisco por si só, o Arroz do mesmo ou a Feijoada são boas alternativas sendo esta última muito do meu agrado. Em relação ao arroz, não é uma deceção, mas também não faz a diferença. O marisco assume portanto o papel principal, desde as ameijoas à bulhão pato, divinais no seu tempero e frescura, mexilhões ao natural ou à espanhola (sublimes), camarão cozido com ou sem maionese, percebes fresquíssimos, sapateira com um recheio muito simples, mas saborosíssimo. Finalizamos esta parte da refeição com um creme de marisco, picante q.b. e com um sabor muito apurado. Se quiser pode também fazer um “mix de mariscos” e as alternativas são várias, na variedade e nos preços (ver site). Tudo isto acompanhado com um bom vinho branco ou verde gelado e um pão torrado.
As Sobremesas têm para mim uma importância vital numa refeição. Infelizmente sou um “pecador” no que toca a doces e portanto se a sobremesa não for adequada às minhas expectativas a refeição poderá não ser tão boa como esperava. Na Marisqueira Ribamar, felizmente que isso não acontece já que existem várias alternativas para rematar da melhor maneira uma refeição. Contudo destacaria o Sorvete de Limão e mais não digo, experimentem!
Restaurante: Marisqueira Ribamar
Morada: Estrada Nacional 247, 57 Santo Isidoro – Mafra
Tipo – Peixe e Marisco
Preço – Para marisco não é muito caro e varia consoante o tipo que se comer – 22,00€ a 30,00€ por pessoa (preço ponderado para uma mariscada simples, bebida, entradas, e sobremesas)
Observações – Além do restaurante os donos dispõem de um aldeamento turístico.
Luís Sá
Sem comentários:
Enviar um comentário